Alguns dos nossos professores

Elton Alves

Doutorando em Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano. Mestre em Teologia Bíblica com o tema da dissertação: "O valor da «eirene» no IV Evangelho à luz do «shalom» veterotestamentário". Bacharel em Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano, membro da Comunidade Católica Shalom em Paderborn (Alemanha) e atual Coordenador Acadêmico do Instituto Parresia.

C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Elton Alves.jpg 

 

Pe. Edinardo de Oliveira

Mestrando em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lugano e em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Missionário da Comunidade Católica Shalom desde 2006, é autor de alguns livros publicados pelas Edições Shalom, como "A Paz e a espada", sobre o combate espiritual, "Meditações para a Semana Santa" do ano de 2019 e co-autor do estudo bíblico "Regenerados pela Palavra", sobre as cartas católicas, de 2020. 

C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Pe. Edinardo de Oliveira.jpg 

 

Josefa Alves

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com o tema: Sofrimento e sentido no mundo contemporâneo: um diálogo entre o Homo Patiens de Viktor Frankl e a carta apostólica Salvifici Doloris de João Paulo II. Rio de Janeiro 2018. Bacharel em Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano. Autora de livros de ficção e de espiritualidade, entre eles: Mestre, o que devo fazer? Princípios da moral cristã à luz do Decálogo. Membro da Comunidade Católica Shalom e atual Coordenadora Científica do Instituto Parresia. 

C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Josefa Alves.gif 

 

Eric Buarque

Doutorando pelo Pontifício Instituto Sophia de Florença-IT, Mestre em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Graduado em Administração de Empresas pela UECE, Certificado pela Universidade de Toronto - UofT em Treinamento e Desenvolvimento de Talentos, Certificado em Coaching de Executivos pelo Behavioral Coaching Institute. Membro da Comunidade Católica Shalom e atual Coordenador Geral do Instituto Parresia. 

C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Eric Buarque.png 

 

Regma Janebro

Juíza de Direito, Mestre em Ciências Jurídicas com o seguinte tema em sua dissertação de mestrado: Prova Civil - critérios objetivos de avaliação. Consagrada da Comunidade Católica Shalom como Comunidade de Aliança. Coordenadores da Escola de Doutrina Social da Igreja na Plataforma do Instituto Parresia. 

C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Regma Janebro.png 

 

Daniel Ramos

Consagrado da Comunidade de Vida Shalom, casado com Luciane, escritor e está em missão na França. Estudou filosofia no seminário diocesano de La Castille, em Toulon, na França. Formou-se em Teologia e Ciências Religiosas na Domuni Universitas, O.P. Está atualmente fazendo um mestrado em Teologia dogmática na mesma universidade. Possui o diploma de Aprofundamento em Língua Francesa pela Universidade de Aix-en-Provence. Escreveu, pelas Edições Shalom, "João Batista, profeta do Amor Esponsal", o estudo bíblico "Eterna é a Sua Misericórdia", o livro "Conversão dos convertidos" e um livro testemunho com a esposa Luciane Ramos, "No sim de cada dia"




  

Emmir Nogueira

Cofundadora da Comunidade Católica Shalom. É casada e mãe de quatro filhos. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), prosseguiu seus estudos de especialização de ensino de Inglês para estrangeiros, linguística e fonética como “extended student” da Universidade de Michigan (USA). 

É autora de artigos e livros de espiritualidade, estudos bíblicos e formação humana. Dedica grande parte de seu tempo ao ensino através da mídia e de pregações, bem como, conferências no Brasil e em outros países. 



  C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Emmir Nogueira.jpeg   

Moysés Azevedo

Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom, consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, desde 2007, e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, desde 2011. É característico de sua pregação o transbordar do amor inflamado por Deus e pela humanidade, e seu incansável ardor missionário, em especial pela evangelização dos jovens.


C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Moyse?s Azevedo.jpg

Pe. Franco Galdino 

Mestrando em Teologia Pastoral com ênfase em Educação e Comunicação pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense. Bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Membro da Comunidade Católica Shalom. É co-autor do livro "Como evangelizar nas redes sociais". Atualmente é o Assistente de Comunicação da Comunidade Católica Shalom.






 
C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Pe. Franco Galdino.png                   

Pe. João Wilkes

Doutor em Teologia pela Pontifícia Faculdade Teresianum, em Roma. É membro da Comunidade Católica Shalom e autor de diversos trabalhos sobre a Espiritualidade deste Carisma. Atualmente é o Responsável pelo Setor Juventude do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.






  C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Pe. João Wilkes.jpg     

Pe. Sílvio Scopel

Pós-graduado em Logoteoria e Bacharel em Teologia e Filosofia pela Facultà di Teologia di Lugano. Diretor Espiritual do Famec (Fórum de Movimentos e Comunidades da Arquidiocese de Fortaleza). Membro da Comunidade Católica Shalom, sendo o responsável pela missão na Arquidiocese de Fortaleza e integrante do Conselho Geral da Comunidade.




    C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Pe. Silvio Scopel.png     

Pe. Vicente Tómaz

Bacharel em Filosofia e Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Autor do livro: Teresinha - A santa revolucionária. Membro da Comunidade Católica Shalom servindo na coordenação de grupos de oração, na formação comunitária e no acompanhamento e pastoreio dos membros da Comunidade de Vida.






 C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Pe. Vicente Tomáz.png

Dom Antônio Augusto Dias Duarte

Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, médico pediatra. Professor de Teologia Moral e Moral Sexual. É responsável pelas Pastorais Familiar e da Saúde; pelos movimentos leigos e atua como animador do Vicariato Episcopal Sul. Responsável pela Associação dos Médicos Católicos e pela União dos Juristas Católicos. De 2007 a 2011 foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e responsável pelo Setor Vida do Departamento de Família e Vida do CELAM.




C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Dom Antonio Augusto Dias Duarte.jpg

Guzmán Carriquiry

Embaixador do Uruguai junto a Santa Sé. Doutor em Direito e Ciências Sociais, na Universidade da República, Montevideo. Foi colaborador próximo de Paulo VI, de João Paulo II, e de Bento XVI, primeiro no Consilium dei Laicis e depois no Conselho Pontifício para os Leigos. Foi o primeiro leigo nomeado chefe de Departamento por Paulo VI, e também o primeiro leigo nomeado como Subsecretário em um dicastério da Santa Sé por João Paulo II. Em maio de 2011 Bento XVI o designou secretário da Comissão Pontifícia para América Latina (CAL), onde hoje ocupa o título de Vice Presidente Emérito. Atuou como “Professor Convidado” em diversas universidades pontifícias em Roma, além de várias Universidades Européias e Latinoamericanas.


C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Guzma?n Carriquiry.jpg

Pe. Alexandre Awi

Secretário Geral do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina. Membro do Instituto Secular dos Padres de Schönstatt. Completou seus estudos de filosofia e teologia na Pontifícia Universidade Católica de Santiago do Chile; obteve a licenciatura em Teologia na Philosophisch-Theologische Hochschule Vallendar (República Federal da Alemanha, 2000) e o doutorado em Teologia, com especialização em Mariologia, na Universidade de Dayton - Instituto Internacional de Pesquisa Mariana em Ohio (EUA).


      C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Pe. Alexandre Awi.png

Pe. Ângelo Júnior Alves

Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense em Roma, em Filosofia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão, de Quixadá (CE) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro da Comunidade Católica Shalom e, atualmente, é o responsável por uma das casas de formação de novos membros da Comunidade de Vida Shalom (Discipulado de Eusébio).





     C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Pe. Ângelo Júnior Alves.jpeg

Pe. Cristiano Pinheiro

Mestre em Teologia Dogmática, com ênfase em Antropologia e Escatolgia pela Pontificia Universidade Gregoriana em Roma. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Facculdade Teológica Teresianum em Roma e em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Membro da Comunidade Católica Shalom, em Nova Iorque (EUA).






     C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Pe. Cristiano Pinheiro.png

Pe. Rafael Cerqueira Fornasier

Diretor do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II seção brasileira, Doutor em Ciências do Matrimônio e da Família pelo mesmo Instituto (Universidade Lateranense-Roma); professor de Teologia e do Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador. É autor e coautor de artigos e livros sobre a temática família. Foi assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB (2011-2015). Sacerdote da Arquidiocese de Niterói-RJ e membro da Comunidade Emanuel.





 C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Pe. Rafael Cerqueira Fornasier.jpg

Robert Cheiab

Doutor em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Exerce a  docência em várias universidades, incluindo a Universidade Católica do Sagrado Coração. É membro do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Exerce intensa atividade como conferencista, na Itália e outros países, essencialmente em temáticas relativas à vida de casal, educação dos filhos, oração, juventude e fé, e os desafios do ateísmo.




 

Rosenalva Ceccaci

Graduanda em Antropologia do acompanhamento da pessoa humana pelo Instituto Karol Wojtyla, em Paris, ligado à Faculdade de Toulouse, na França. Membro da Comunidade de Vida Shalom desde 2001, onde exerce funções ligadas à formação dos seus membros desde 2003.







C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Rosebalva Ceccaci.jpeg

Sílvia Lemos

Médica Neuropediatra e formada em Logoterapia. Membro da Comunidade Shalom. É coautora do renomado livro-curso "Tecendo o fio de ouro", publicado pelas Edições Shalom, e também autora do livro "Projeto de vida pessoal", da mesma editora.







C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Sílvia Lemos.jpeg

Carmadélio Sousa

Missionário com Promessas Definitivas na Comunidade de Aliança, em Fortaleza. Casado com Vânia, pai de Clara, Ester e João Pedro. Professor de História, responsável pelos Centros de Formação da comunidade Shalom.







C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Carmadélio.jpg

Cristina Brilhante

Missionária da Comunidade Católica Shalom. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ-PB (2003). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Noroeste de Minas- FINOM (2009). Pós-graduada em Atendimento Integral à Família, pelo Instituto Aleixo/Universidade Veiga de Almeida (2010). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC GOIÁS(2013). Doutora em Psicologia na PUC-GOIÁS, em Psicologia da Saúde. Exerceu os atendimentos clínicos, como também, consultoria em empresas e escolas, ministrando cursos sobre: Resiliência, Ética, Família, Trabalho em Equipe, Motivação, Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal, Sigilo Profissional, Habilidades, entre outras temáticas. Seu foco de estudo é voltado para Resiliência. Obteve seu título de doutorado na área da Saúde com o tema da resiliência em famílias enlutadas.


C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Cristina Brilhante.png

Daniele Cajazeiras 

É psicóloga e professora na Faculdade Católica de Fortaleza. É formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Logoterapia pela Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl. Possui Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza e é Doutoranda em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba. É membro da Comunidade de Aliança Shalom desde 1997.






C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Daniele Cajaseiras.jpeg

Jeferson Falcão

Farmacêutico Clínico. Mestre e Doutor em Farmacologia. Docente e Pesquisador da UNILAB (Saúde Mental e Neuropsicofarmacologia). Consagrado como Comunidade de Aliança Shalom.







C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Jeferson Falcão.png

Joyce Gonçalves

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharel em Ciências Sociais pela PUC Minas. Consagrada na Comunidade de Vida Shalom onde atualmente serve no Instituto Parresia na Coordenação de Formação Profissional e realiza atividades apostólicas junto a jovens e adultos.






 C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Joyce Gonçalves.jpeg

Kaline Fonseca

Psicóloga escolar formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com especializações em Socionomia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Psicodrama pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socionômicas do Brasil (FEPS do Brasil). Atualmente faz uma especialização em Neuroaprendizagem pela UNICHRISTUS. É missionária da Comunidade Católica Shalom desde 1998.


 



C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Kaline Fonseca.jpeg

Laura Martins

Assistente social formada pela Universidade Federal do Pará, pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais e em Psicodrama e Socionomia pela Universidade Estadual do Ceará e Federação Brasileira de Psicodrama. Tem 20 anos de experiência profissional em educação no Ensino Fundamental e 10 anos na área da assistência social. É membro da Comunidade Shalom, na Comunidade de Aliança, por bem 28 anos.






  C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Laura Martins.jpeg

Marta Rodriguez Diaz

Mestre em Ciências da Educação e do Desenvolvimento; possui Master em Filosofia, Bioética e Antropologia. Diretora do Instituto de Estudos Superiores sobre a Mulher do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum. Já foi Responsável pela Seção Mulher do Dicastério para Leigos, Família e Vida. Espanhola, Consagrada da Regnum Christi e membro do comitê diretivo do periódico mensal “Mulher Igreja Mundo” do Osservatore Romano.





C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Marta Rodri?guez Di?az.jpg

Renato Varges

Professor Associado II de Microbiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem graduação em Medicina Veterinária, mestrado (2007) e doutorado (2009) em Ciências Veterinárias, com ênfase em bacteriologia e diagnóstico de Doenças Infecciosas da esfera da reprodução. É membro há 7 anos do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Saúde de Nova Friburgo e presidente da Comissão de Biossegurança do ISNF. Atua nas áreas de Bacteriologia, Microbiologia e Bioética. Membro da Comunidade de Aliança Shalom desde 2002, é palestrante nas temáticas de Teologia do Corpo, Sexualidade e Família.


             C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Renato Varges.jpg                   

Diácono Saulo Dantas

Mestrando em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Lateranense em Roma. Bacharel em Teologia pela mesma faculdade. Bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza na qual também é mestre em Física. Membro da Comunidade Católica Shalom. Atualmente exerce a função de Assistente de Comunitário.


 

Maria Valentim

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de Estudos São Tomás de Aquino, MBA em Projetos Sociais Internacionais e pós-graduação em Empresas do Terceiro Setor, casada, consagrada da CCSh.


Emanuel Magalhães

Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. Atua principalmente nas seguintes áreas: pensamento econômico, economia internacional, geopolítica, desenvolvimento. Consagrado na CCSh.


Magna Celi Mendes da Rocha

Pós- Doutorado em Teologia pela PUC-PR (2020), Doutora (2014) e Mestre (2009) em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Pedagoga (2000) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde a graduação, interessa-se e atua na formação de professores, em uma perspectiva inclusiva e integral. Defendeu sua tese de doutorado com o título “O sentido de formação em Edith Stein: fundamentos teóricos para uma educação integral”. Desde 2006 é Assessora da Pastoral Universitária da PUC-SP e professora convidada da Faculdade de Teologia (PUC-SP) nos cursos de extensão “Ensino Religioso” e “O papel da espiritualidade no pensamento de Edith Stein.” Em 2021 começou a trabalhar no Centro Universitário Ítalo Brasileiro. 

Membro da Comunidade Shalom (CA), Formadora Comunitária na Missão São Paulo.


Thiago Freire

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), defendendo monografia de tema: "A legitimidade do aborto enquanto crime". Mestre em Direito pela Universidade de Haifa, em Israel. Pesquisador nas áreas de Direito Penal, Filosofia do Direito, Bioética, Feminismo, Racismos e Direitos das Pessoas com Deficiência. Membora da Comunidade Católica Shalom há 14 anos.




Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade