Oferta por tempo limitado!
Vazio Existencial

Vazio Existencial

Baseado em 35 avaliações
Degustação
  • 2 horas de carga horária
  • 219 alunos
  • 4 aulas
  • 4 módulos de conteúdo
  • Última atualização 12/07/2023
  • Certificado de conclusão de curso

Sobre o Curso

A Dra. Cristina Brilhante traz neste curso um tema muito atual que aflige de forma categórica diversas pessoas no mundo inteiro: o desafio do vazio existencial. Esta temática tornou-se conhecida a partir do séc. XX com o estudo do psiquiatra Viktor Frankl, fundador da escola de psicoterapia denominada Logoterapia. Ele mesmo lança luz às reflexões sobre a existência humana ante as extenuantes circunstâncias que vivenciou nos campos de concentração na época da II Guerra Mundial.

A partir das percepções deste autor, a Professora Cristina apresenta a sua definição, bem como, elenca fatores que desencadeiam esse tédio do viver, essa frustração existencial, no qual o indivíduo perde o ?sabor? pela vida.

É possível experimentar acontecimentos traumáticos, mas não sucumbir a eles, uma vez que, ?o sentido da vida precisa ser encontrado? e o ?Homem? tem uma capacidade de autotranscedência que difere de todos os outros seres vivos. Verifica-se então, segundo Frankl que, o sofrimento, a frustração, o luto, a dor são uma grande oportunidade de amadurecimento para a pessoa e não o fim, mas uma nova forma de recomeçar. 

Restam-nos tais perguntas: ?Como lido diante do sofrimento? Coloco sentido na dor? Consigo extrair algum aprendizado diante das situações desafiantes??. Enfim, somos seres de escolha. Qual a sua escolha?

PROFESSORA

C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Cristina Brilhante.png

Cristina Brilhante

Missionária da Comunidade Católica Shalom. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ-PB (2003). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Noroeste de Minas- FINOM (2009). Pós-graduada em Atendimento Integral à Família, pelo Instituto Aleixo/Universidade Veiga de Almeida (2010). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC GOIÁS(2013). Doutora em Psicologia na PUC-GOIÁS, em Psicologia da Saúde. Exerceu os atendimentos clínicos, como também, consultoria em empresas e escolas, ministrando cursos sobre: Resiliência, Ética, Família, Trabalho em Equipe, Motivação, Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal, Sigilo Profissional, Habilidades, entre outras temáticas. Seu foco de estudo é voltado para Resiliência. Obteve seu título de doutorado na área da Saúde com o tema da resiliência em famílias enlutadas.

1 mês

Sem tempo para fazer o curso agora?

Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 1 mês após a matrícula.

Conteúdo

1Aula 01

  • Vazio Existencial e seu conceito

    22:29

2Aula 02

  • Vazio Existencial e os Transtornos Emocionais

    24:28

3Aula 03

  • Vazio Existencial e a Samaritana

    24:30

4Aula 04

  • Vazio Existencial e Reflexões

    23:42

Acesso por 1 mês

Estude quando e onde quiser

Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam
5.0

35 avaliações

Conteudo muito significativo para esse tempo onde as pessoas tem vivido tantas crises de anciedade e depressão, pelo vazio existencial. muito bom!

MARIA DE JESUS DOS MARIA DE JESUS

MARIA DE JESUS DOS MARIA DE JESUS

otimo curso

karyne macedo mascarenhas

Gratidão... embora breve, um curso muito bom! Seria ótimo se tivesse maior extensão. Deus abençoe!

Jackeline de Jesus Costa da Silva

Tema enriquecedor! Primeiramente, parabéns a psicóloga Cristina Brilhante pelas belíssimas palavras e reflexões sobre o tema: O vazio existencial, trazendo o autor Viktor Frankl que mostra que na vida reside em encontrar um propósito, em assumir uma responsabilidade para nós e para com o próprio ser humano. Ele com a criação da logoterapia pontua estratégias de preservação, visão do futuro, sentindo da vida, combatendo assim o vazio existencial. Portanto, tomar uma postura de um eterno aprendiz ao decorrer das nossas vivências, parar de ver a percepção de se mesmo, e olhar ao redor, as possibilidades que o mundo oferece faz com que esse vazio seja distanciado. Ao que se refere a isso, é fazer ao longo desse processo de vida, comprometer os valores, as tradições em que uma construção dentro de nós seja trabalhada dia a pós dias. Consequentemente, dar sentido as coisas, saber que somos capazes, saber que temos competências para lhe dar com os problemas, temos dons, saber que temos uma missão aqui que é só nossa. Mas, que claro, isso deve ser trilhado, buscando e mergulhando dentro da nosso própria história, ao qual dimensionar e alargar os olhares ao seu espaço, para dar propósito a existência no mundo que vivemos e assim estaremos no caminho de contemplação da felicidade.

Ana Cristina da Silva Prado

Muito bom. A didática e a locução da intemediadora excelentes, e o conteúdo bastante enriquecedor.

ALEIDA MARIA DE AQUINO BASTOS

Aulas maravilhosas que me impulsiona a tomar uma decisão em Deus sentido da minha vida.

Kelyane Sales Farias Martins

Curso, muito rico em conhecimento de si!

Tainara Farias Rodrigues

Ótimo curso recomendo fazer

Veronica Cristina N. Pereira

Fantástico! Muito enriquecedor!

Ana Andreia Sales Farias

Você pode ampliar seu conhecimento

Assine um plano e tenha acesso a este e outros cursos. Aprenda muito mais.

ASSINATURA ANUAL

  • 57 cursos inclusos
  • Acesso imediato e válido por 1 ano

ASSINATURA MENSAL

  • 58 cursos inclusos
  • Acesso imediato e válido por 1 mês
Vazio Existencial

  • 2 horas de carga horária
  • 219 alunos
  • 4 aulas
  • 4 módulos de conteúdo
  • Última atualização 12/07/2023
  • Certificado de conclusão de curso

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade