Escola Online de Teologia

Baseado em 1 avaliações
  • 315 Alunos matriculados
  • 22 Horas de duração
  • 22 Aulas
  • 12 Módulos
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Agradeço muito o conteúdo dado. Tem m ajudado a crescer na fé e no conhecimento de Deus, também tem sido um grande auxílio na missão. Deus os abençoe. "
Aline
mais avaliações

A Escola de Teologia, exclusiva para assinantes da nova plataforma do Instituto Parresia,  é uma grande oportunidade para quem deseja ser introduzido num itinerário teológico. O percurso é uma Escola, pois, durante o desenvolvimento do módulo, o aluno poderá se dirigir aos tutores e tirar as suas dúvidas, tornando ainda mais sólido o aprendizado. Além disso, terá a oportunidade de a cada dois meses participar de uma aula síncrona (ao vivo) em que poderá tirar dúvidas diretamente com o professor.

O percurso será formado por módulos, nos quais estudaremos os tratados dogmáticos, iniciando pela Introdução à Teologia; em seguida, trataremos da Cristologia, do Deus Uno e Trino, da Antropologia Teológica, da Mariologia, e assim sucessivamente. 

Cada módulo terá a duração de quatro meses e será dividido em quatro blocos, um por mês, que constituem quatro capítulos do desenvolvimento do tratado. Em cada bloco, ofereceremos aulas semanais de 20 min e o acesso à leitura complementar. 

Para enriquecer o nosso percurso, cuidamos de traduzir alguns textos magisteriais fundamentais. Ao todo, cada módulo somará, ao menos, 7h e 20 min. de aula.

Aguardamos você!


PROFESSORES:

Elton Alves - Coordenador da Escola de Teologia

Doutorando em Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano. Mestre em Teologia Bíblica com o tema da dissertação:  "O valor de «εἰρήνη» («eirene») no IV Evangelho à luz do «שָׁלוֹם» («shalom») veterotestamentário" e Bacharel em Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano. Membro da Comunidade Católica Shalom em Paderborn (Alemanha) e atual Coordenador Acadêmico do Instituto Parresia. 

C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Elton Alves.jpg 


Pe. Edinardo de Oliveira

Mestrando em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lugano e em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Missionário da Comunidade Católica Shalom desde 2006, é autor de alguns livros publicados pelas Edições Shalom, como "A Paz e a espada", sobre o combate espiritual, "Meditações para a Semana Santa" do ano de 2019 e co-autor do estudo bíblico "Regenerados pela Palavra", sobre as cartas católicas, de 2020. 

C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Pe. Edinardo de Oliveira.jpg 

Veja se você se identifica com algum dos casos a seguir:

  • Tenho dificuldades de rezar e aprofundar meu relacionamento com Deus;
  • Preciso me fortalecer! Por vezes, as dificuldades estão me abatendo e entristecendo;
  • Quero conhecer a vontade de Deus para minha vida;
  • Preciso ser um bom formador e servir melhor à Igreja;
  • Quero ajudar as pessoas que convivem comigo com bons conselhos e orientações, aproximá-las mais de Deus.


Se você se reconheceu em alguma dessas situações, esse curso vai ajudar você!




































Instituto Parresia
""


Elton Alves
""


Doutorando em Teologia bíblica pela Faculdade de Teologia de Lugano. Mestre em Teologia Bíblica e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lugano. Membro da Comunidade Católica Shalom em Paderborn (Alemanha) e atual Coordenador Acadêmico do Instituto Parresia.


Pe.Edinardo de Oliveira Jr
""


Mestrando em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lugano e em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Missionário da Comunidade Católica Shalom desde 2006, é autor de alguns livros publicados pelas Edições Shalom, como "A paz e a espada", sobre o combate espiritual, "Meditações para a Semana Santa" do ano de 2019 e co-autor do estudo bíblico "Regenerados pela Palavra", sobre as cartas católicas, de 2020.


Josefa Alves
""


Doutoranda e Mestre em Teologia sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). Bacharel em Teologia pela Faculdade deTeologia de Lugano. Autora de livros de ficção e de espiritualidade, entre eles: Mestre, o que devo fazer? Princípios da moral cristã à luz do Decálogo. Membro da Comunidade Católica Shalom e atual Coordenadora Científica do Instituto Parresia.


  1. Os certificados de conclusão de curso serão emitidos apenas de forma online em formato PDF
  2. A emissão dos certificados apenas será realizada após o aluno completar 100% de visualização em cada curso e, após aprovação mediante provas, avaliações, exercícios ou projetos finais obtendo, ao menos, a nota 6,0, nos cursos que disponibilizarem tais atividades;
  3. O nome impresso no certificado será o mesmo do cadastro, sendo de inteira responsabilidade do aluno em preencher corretamente seu nome na plataforma; 
  4. A “carga horária” contida no certificado emitido, será a mesma constante na descrição do curso adquirido, estando em conformidade com as diretrizes de EAD no país.

Conteúdo Programático

Apresentar a relação entre Revelação e Teologia, assim como o conhecimento de sua fonte comum, expondo particularmente alguns instrumentos de trabalho da elaboração teológica.
  • 1. Significado, objeto e sujeito da teologia
  • 2. É possível teologar, falar de um Deus que supera a nossa razão?
  • 3. As fontes da teologia: Sagradas Escrituras
  • 4. As fontes da teologia: Tradição
  • 5. As fontes da teologia: Magistério
  • 6. Documento fé e razão cap.VI: relação entre a filosofia e a teologia
  • 7. Documento: Dei Verbum
Compreender o caminho teológico como um processo experiencial, que envolve não só o intelecto, mas o homem por inteiro.
  • 1. Introdução à parte II
  • 2. Teologia catafática e apofática
  • 3. Erros ao teologar: Racionalismo, fideísmo, orgulho e preguiça, ideologias
  • 4. Teologia e experiência de fé
  • 5. Teologia: verdade, beleza e bondade
  • 6. Leitura: Instrução Donum Veritatis: sobre a vocação eclesial do teólogo
  • 7. Leitura: Comentário ao Cântico dos cânticos: São Bernardo
Compreender a variedade de características e sensibilidades da Teologia em seu desenvolvimento histórico, assim como seus elementos fundamentais e perenes.
  • 1. Teologia patrística: características fundamentais e o exemplo de Sto. Agostinho
  • 2. Teologia monástica: características fundamentais e o exemplo de S. Bernardo
  • 3. Teologia moderna e contemporânea: características fundamentais e o exemplo de J. Ratzinger
  • 4. As áreas da Teologia em sua diversidade e interdependência
  • 5. O método Teológico
  • 6. Leitura: Instrução sobre o estudo dos Padres da Igreja na formação sacerdotal
  • 7. Leitura: Texto de Sto. Tomás de Aquino sobre a Teologia
  • 8. Leitura: Teologia monástica e escolástica
Compreender a especificidade das áreas teológicas e a interdependencia de suas partes.
Apresentar os fundamentos bíblicos da Cristologia, desde o anúncio-promessa da vinda de Cristo, no AT, até o seu cumprimento no NT. O aluno será, assim, capaz de compreender que não há nada de improvisado na encarnação do Verbo, mas que, ao contrário, este sempre foi o projeto divino de salvação.
Apresentar os aspectos fundamentais da fé em Cristo, como foram afirmados pelos sete primeiros Concílios Ecumênicos, ante as heresias cristológicas.
Esclarecer alguns elementos fundamentais da Cristologia, no que se referem à missão de Jesus em sua obra redentora.
Continuação do aprofundamento sistemático da Vida de Cristo, comprendendo-A como um “para nós”; isto é, em seus efeito na vida dos fiéis.
Apresentar os fundamentos bíblicos da fé trinitária, desde a sua prefiguração no AT ao seu cumprimento no NT.
Analisar as heresias antitrinitárias dos primeiros séculos, suas argumentações e consequências, e a defesa da fé elaborada pela Igreja.
Apresentar a evolução histórica da Doutrina Trinitária, aprofundando temáticas e conceitos essenciais e atos magisteriais.
Apresentar a evolução histórica da Doutrina Trinitária, aprofundando alguns conceitos essenciais em Santo Tomás de Aquino e em alguns teólogos contemporâneos, particularmente J. Ratzinger.
Voltar ao topo