Escola Online de Doutrina Social da Igreja

Baseado em 3 avaliações
  • 1007 Alunos matriculados
  • 22 Horas de duração
  • 117 Aulas
  • 13 Módulos
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Foi maravilhoso. Bem explicado, e por isso ficou fácil o entendimento. Parabéns a professora pregadora, Larice. Eu acho que acertei o nome. Deus abençoe, Shalom"
Maria
mais avaliações

A partir dos fundamentos do pensamento católico, a Escola Online de Doutrina Social da Igreja pretende oferecer um percurso sobre o ensinamento social da Igreja capaz de entregar a você conteúdos de relevância e qualidade, além de elementos de compreensão social, para desenvolver raciocínios e ações, em vista da construção da civilização do amor. A participação na Escola é exclusiva para assinantes da plataforma do Instituto Parresia.

A Doutrina Social da Igreja é o conjunto de ensinamentos contidos na doutrina da Igreja Católica que colocam a pessoa humana e a sociedade em relação sob a luz do evangelho e tem como objetivo "levar os homens a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena", segundo o Compêndio da Doutrina Social da Igreja. 

O objetivo da Escola é oferecer um itinerário sobre a Doutrina Social da Igreja e por isso propõe uma metodologia fundamentada em três eixos: aulas síncronas bimestrais, aulas assíncronas semanais, conteúdos de apoio e grupos de estudo. O módulo introdutório ocorreu no ano letivo de 2021 com o tema: "A civilização do Amor" e se encontra disponível na plataforma. Para 2022, iniciamos o Módulo II, que vai aprofundar o tema da Comunidade Política na Doutrina Social da Igreja. 

Você vai encontrar aqui princípios de reflexão, critérios de julgamento e diretrizes de ação, num percurso esclarecedor e cativante sobre o ensinamento social da Igreja. Além disso, a Escola, atenta à singularidade do seu desenvolvimento, propõe também o encontro mensal com o núcleo da Escola, para assimilação do conteúdo num formato de grupo de estudo, e para favorecer a descoberta da vontade de Deus na sua realidade social e missionária. 

Te esperamos, venha nos conhecer !!!


PROFESSORES:

Regma Janebro - Coordenadora da Escola de DSI

Juíza de Direito, mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), MBA em direito: Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduada em direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Consagrada da CCSh e atual coordenadora da Escola online de Doutrina Social da Igreja.


Elton Alves 

Doutorando em Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano. Mestre em Teologia Bíblica com o tema da dissertação:  "O valor de «εἰρήνη» («eirene») no IV Evangelho à luz do «שָׁלוֹם» («shalom») veterotestamentário" e Bacharel em Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano. Membro da Comunidade Católica Shalom em Paderborn (Alemanha) e atual Coordenador Acadêmico do Instituto Parresia. 


 

Eric Buarque

Doutorando pelo Pontifício Instituto Sophia de Florença-IT, Mestre em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduado em Administração de Empresas pela UECE, Certificado pela Universidade de Toronto - UofT em Treinamento e Desenvolvimento de Talentos, Certificado em Coaching de Executivos pelo Behavioral Coaching Institute. Consagrado CCSh e atual Coordenador Geral do Instituto Parresia.


Emanuel Sebag de Magalhães

Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. Diplomada membro do Ministério das Relações Exteriores do governo brasileiro. Consagrado na CCSh.



Maria Valentim e Marco Mencaglia

Casados e consagrados na CCSh, ela é graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de Estudos São Tomás de Aquino, tem MBA em Projetos Sociais Internacionais e pós-graduação em Empresas do Terceiro Setor. Ele, é membro italiano da Comunidade Católica Shalom e mestre em Ciências Políticas. 


Ana Carla Bessa

Doutora e Mestre em Direito Constitucional. Especialista em Abordagem Sistêmica da Família, Educação Inclusiva e Psicopedagogia, com formação em Justiça Restaurativa pela Ajuris/RS e pela Defensoria Pública do Estado do Ceará. Mediadora e Conciliadora com formação pela Columbia University (EUA) e pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Professora de Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Sociologia do Direito, Antropologia Jurídica, Hermenêutica Jurídica, Justiça Restaurativa, Mediação e Arbitragem. Consagrada CCSh.


Hilda Leopoldina Pinheiro Barreto Furtado e Paulo Roberto de Alencar Araripe e Furtado

Casados e consagrados na CCSh, ela é Procuradora do Trabalho aposentada, mestre em administração de empresas; ele é Procurador da República aposentado, mestre em Políticas Internacional e resolução de conflitos.


Thiago Freire

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), defendendo monografia de tema: "A legitimidade do aborto enquanto crime". Mestre em Direito pela Universidade de Haifa, em Israel. Pesquisador nas áreas de Direito Penal, Filosofia do Direito, Bioética, Feminismo, Racismos e Direitos das Pessoas com Deficiência. Consagrado CCSh.


Aline Siliprandi

Assistente social e mestre em serviço social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com MBA executivo com ênfase em gerenciamento de projetos. Pós-graduação em gestão de pessoas: carreiras, liderança e coaching e com foco em competências comportamentais. Consagrada CCSh.


Adson Buriol

Bacharel em medicina pela Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPel), seminarista do 4° ano do quinquênio filosófico-teológico da Pontifícia Università Lateranense - Roma ITA (PUL). Consagrado CCSh.


Daniele Osório

Bacharel em direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), especialista em direito empresarial pela PUC-SP e mestre em filosofia do direito pela Universidade de Coimbra. Professora no Instituto Federal do Piauí e professora orientadora da Escola Superior de advocacia do Piauí. Consagrada CCSh.


Veja se você se identifica com algum dos casos a seguir:

  • Quero saber mais o que a Igreja tem a dizer sobre assuntos como política, economia, ecologia, sociologia;
  • Diante de alguns assuntos polêmicos, não sei como argumentar, nem tenho uma opinião firme e embasada sobre esses temas;
  • Quero conhecer a vontade de Deus para minha vida e ajudar a promover o bem comum;
  • Preciso ser um bom formador e servir melhor à Igreja;
  • Quero ajudar as pessoas que convivem comigo com bons conselhos e orientações, aproximá-las mais de Deus.


Se você se reconheceu em alguma dessas situações, esse curso vai ajudar você!

Instituto Parresia
""


Elton Alves
""


Doutorando em Teologia bíblica pela Faculdade de Teologia de Lugano. Mestre em Teologia Bíblica e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lugano. Membro da Comunidade Católica Shalom em Paderborn (Alemanha) e atual Coordenador Acadêmico do Instituto Parresia.


Regma Janebro
""


Eric Buarque
""


Doutorando pelo Pontifício Instituto Sophia de Florença-IT, Mestre em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Graduado em Administração de Empresas pela UECE, Certificado pela Universidade de Toronto - UofT em Treinamento e Desenvolvimento de Talentos, Certificado em Coaching de Executivos pelo Behavioral Coaching Institute. Membro da Comunidade Católica Shalom e atual Coordenador Geral do Instituto Parresia.


Josefa Alves
""


Doutoranda e Mestre em Teologia sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). Bacharel em Teologia pela Faculdade deTeologia de Lugano. Autora de livros de ficção e de espiritualidade, entre eles: Mestre, o que devo fazer? Princípios da moral cristã à luz do Decálogo. Membro da Comunidade Católica Shalom e atual Coordenadora Científica do Instituto Parresia.


Aline Siliprandi
""


Ana Carla Bessa
"Sou Membro da Comunidade de Aliança Shalom. Colaboro com o Instituto Parresia na Escola de Doutrina Social da Igreja. "


http://lattes.cnpq.br/8505668471670625

Doutora e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Pós Doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Abordagem Sistêmica da Família, Educação Inclusiva e Psicopedagogia, com Extensão em Direito Penal pela Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará, Capacitação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mediação de Conflitos pela Columbia University (EUA) e pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Formação em Justiça Restaurativa pela Ajuris/RS e pela Defensoria Pública do Estado do Ceará. Advogada Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)sob o n. 18.967. Tem Experiência como Professora de Direitos Humanos, Direito Constitucional, Filosofia do Direito, Sociologia do Direito, Antropologia Jurídica, Hermenêutica Jurídica, Mediação e Arbitragem e como orientadora de Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação da Escola Nacional de Socioeducação. Mediadora e Conciliadora cadastrada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Formadora Cadastrada na Escola de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC-CE).


kélvio Silva
"Núcleo Escola DSI"


1- Os certificados de conclusão de curso serão emitidos apenas de forma online em formato PDF;

2- A emissão dos certificados apenas será realizada após o aluno completar 100% de visualização em cada curso e, após aprovação mediante provas, avaliações, exercícios ou projetos finais obtendo, ao menos, a nota 6,0, nos cursos que disponibilizarem tais atividades;

3- O nome impresso no certificado será o mesmo do cadastro, sendo de inteira responsabilidade do aluno em preencher corretamente seu nome na plataforma; 

4- A “carga horária” contida no certificado emitido, será a mesma constante na descrição do curso adquirido, estando em conformidade com as diretrizes de EAD no país.


Conteúdo Programático

Apresentar a Doutrina Social da Igreja como ramo da teologia moral e o seu diálogo com os outros saberes.
  • 1. Natureza e objetivos da Doutrina Social da Igreja
  • 2. Participação no grupo de Telegram
  • 3. Introdução à DSI - aula 1
  • 4. Introdução à DSI - aula 2
  • 5. Introdução à DSI - aula 3
  • 6. Introdução à DSI - aula 4
  • 7. Introdução à DSI - aula 5
  • 8. A moral cristã - aula 1
  • 9. A moral cristã - aula 2
  • 10. A moral cristã - aula 3
  • 11. A moral cristã - aula 4
  • 12. A moral cristã - aula 5
  • 13. Princípios da DSI: Dignidade humana
  • 14. Princípios da DSI: Bem comum
  • 15. Princípios da DSI: Subsidiariedade
  • 16. Princípios da DSI: Solidariedade
  • 17. E-book: Princípios da DSI
  • 18. Salvação humana: para todos os homens e o homem todo
  • 19. Missão da Igreja e doutrina social
Apresentar acenos históricos da Doutrina Social da Igreja, dando enfoque à sua origem evangélica e observando os momentos históricos relevantes até o presente.
  • 1. De São João Paulo II aos nossos dias
  • 2. A primeira encíclica social - Rerum Novarum - aula 1
  • 3. A primeira encíclica social - Rerum Novarum - aula 2
  • 4. A primeira encíclica social - Rerum Novarum - aula 3
  • 5. A primeira encíclica social - Rerum Novarum - aula 4
  • 6. A primeira encíclica social - Rerum Novarum - aula 5
  • 7. Do fracasso das ideologias ao homem integral - aula 1
  • 8. Do fracasso das ideologias ao homem integral - aula 2
  • 9. Do fracasso das ideologias ao homem integral - aula 3
  • 10. Do fracasso das ideologias ao homem integral - aula 4
  • 11. Do fracasso das ideologias ao homem integral - aula 5
  • 12. Como estudar os documentos da Doutrina Social da Igreja
  • 13. Leitura de trecho do Compêndio de DSI
  • 14. Leitura do trecho da Carta Encíclica Quadragesimo Anno
  • 15. Leitura do trecho da Carta Encíclica Centesimus Annus
  • 16. Gênese da Doutrina Social - Ettore Malnati
A compreender o valor da vida humana desde o seu início até o ocaso natural.
  • 1. Da lei natural ao direito positivo
  • 2. Filosofia do direito e a defesa da vida - aula 1
  • 3. Filosofia do direito e a defesa da vida - aula 2
  • 4. Filosofia do direito e a defesa da vida - aula 3
  • 5. Filosofia do direito e a defesa da vida - aula 4
  • 6. Defender a vida é garantir o verdadeiro bem do homem
  • 7. PODCAST - As consequências do aborto para a vida da mulher
  • 8. Leitura do trecho do Carta Encíclica Evangelium Vitae
  • 9. O início da vida humana
  • 10. Fim da vida humana
  • 11. Os direitos humanos e o direito à vida
  • 12. A categoria da vida em sede de direitos humanos
  • 13. Leitura do trecho da Carta Samaritanus bonus
  • 1. Leitura do documento A vocação do líder empresarial
  • 2. Leitura do trecho do boletim “‘Oeconomicae et pecuniariae quaestiones"
  • 3. Leitura do ebook Vida após a pandemia
  • 4. Leitura do post O divórcio entre a ética e a economia.
  • 5. Leitura da carta do papa Francisco para o evento 'Economia de Francisco'
  • 6. Vida econômica - aula 1
  • 7. Vida econômica - aula 2
  • 8. Vida econômica - aula 3
  • 9. Vida econômica - aula 4
  • 10. Vida econômica - aula 5
  • 11. Leitura do trecho da Carta Encíclica Caritas in Veritate
Apresentar a Encíclica Fratelli Tutti. Uma oportunidade para aprofundar aspectos específicos do magistério do Papa Francisco
  • 1. Introdução ao Estudo da Encíclica e pontos principais da Fratelli Tutti
  • 2. Estudo acompanhado dos capítulos 1 e 2
  • 3. Breve resumo da Carta Encíclica Fratelli Tutti - parte 1
  • 4. Estudo acompanhado dos capítulos 3 e 4
  • 5. Breve resumo da Carta Encíclica Fratelli Tutti - parte 2
  • 6. Estudo acompanhado dos capítulos 5 e 6
  • 7. Estudo acompanhado dos capítulos 7 e 8
Compreender o princípio personalista no arco que integra a pessoa humana até a família humana
  • 1. Da pessoa humana à família humana
  • 2. Personalismo - aula 1
  • 3. Personalismo - aula 2
  • 4. Personalismo - aula 3
  • 5. Personalismo - aula 4
  • 6. Personalismo - aula 5
  • 7. Leitura - O Sínodo sobre a família e a referência sobre a lei natural
  • 8. Família célula vital da sociedade - aula 1
  • 9. Família célula vital da sociedade - aula 2
  • 10. Família célula vital da sociedade - aula 3
  • 11. Família célula vital da sociedade - aula 4
  • 12. Leitura - A Família como via da Igreja e bem para a sociedade
  • 13. O contexto cultural e a vocação da família
  • 14. A missão da Família na Igreja e na Sociedade I
  • 15. A missão da Família na Igreja e na Sociedade II
  • 16. Amoris laetitia: Amor conjugal, transmissão da vida e educação para os filhos
  • 17. Podcast - Família como garantia de sobrevivência da sociedade
  • 18. Leitura - Amor conjugal: Fonte de novo vigor social.
  • 1. Educação e espiritualidade ecológica
  • 2. Introdução a Carta Encíclica Laudato Si
  • 3. Podcast - Até onde a Igreja se interessa pelo meio ambiente?
  • 4. Raiz humana da crise ecológica e ecologia integral
  • 5. Podcast - A intervenção do homem sobre o meio ambiente
  • 6. Linhas de orientação e ação I
  • 7. Linhas de orientação e ação II
  • 8. Aluno por dentro - Leitura Laudato Si’: Reflexões sobre a Ecologia Integral e a Responsabilidade Socioambiental na Contemporaneidade
  • 1. A autoridade política
  • 2. A melhor política
  • 3. Leitura - Comunidade Política e Desenvolvimento na Doutrina Social da Igreja
  • 4. A Política
  • 5. Os princípios da solidariedade e da subsidiariedade. Uma abordagem teórica e prática.
  • 6. O princípio do bem comum
  • 7. A autoridade política
  • 8. Democracia e participação
  • 9. Podcast - Como os cristãos podem participar da vida pública ?
Apresentar as primeiras linhas sobre a realidade da comunicação social do nosso tempo em vista da realização de valores e princípios do Evangelho, ou seja, da DSI.
  • 1. Amizade social e a cultura digital: a doutrina Social da Igreja como caminho de diálogo com a sociedade midiatizada
  • 2. Liberdade de expressão e responsabilidade social. Quais os limites da liberdade de expressão?
  • 3. Podcast - Comunicação, globalização e mercado
  • 4. Leitura - Verdade, Fake News e Pós-Verdade
  • 5. Ética nas comunicações sociais
  • 1. Construindo a Civilização do amor
  • 1. Aspectos bíblicos e antropológicos da Doutrina Social relacionados à Comunidade Política
  • 2. O valor da sociedade civil 1.
  • 3. O valor da sociedade civil 2.
  • 4. O valor da sociedade civil 3.
  • 5. A pessoa e a sociedade
  • 6. A Comunidade política, a Igreja católica e sua contribuição na responsabilidade social e ambiental
  • 7. Princípios e valores da DSI para a Comunidade de política
  • 8. A DSI nos tempos atuais e o pontificado do Papa Francisco
  • 1. O método responsivo da DSI
  • 2. O sujeito político na sociedade à luz da Doutrina Social da Igreja
Voltar ao topo