Deus viu que era belo

  • 290 Alunos matriculados
  • 10 Horas de duração
  • 7 Aulas
  • 1 Módulos
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
R$ 59,90 à vista OU
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

Instituto Parresia

O que é a beleza?

Em algumas correntes teológicas a beleza foi associada até mesmo ao pecado, ao prazer, à concupiscência, ao bem-estar. Mas o pulchrum, o Belo, faz parte da mesma realidade espiritual da Verdade e do Bem. É uma tríade metafísica que é indissociável, um tripé, que se encontra com o fundamento da realidade: Beleza, Bondade e Verdade. São no fundo a mesma realidade espiritual”. (Pontifício Conselho para a Cultura. Via pulchritudinis, caminho privilegiado de Evangelização e de diálogo)

A separação dos transcendentais, sobretudo no Ocidente, com o início da modernidade, criou um enorme vazio na cultura e produziu uma visão unilateral e parcial da existência, a partir da separação entre fé e razão. 

Por isso o tempo presente está sufocado pela ditadura do relativismo, pela cultura do feio e por uma forte crise antropológica. Mais do que nunca é urgente reaprender a ver e colher a unidade do ser, na beleza-verdade-bondade. 

Este é o objetivo do Seminário de Antropologia "E Deus viu que era belo. A via pulchritudinis como um caminho de restauração humana e social": ser um instrumento de resgate do esplendor e da reapropriação da Beleza-Verdade-Bondade, ou seja, da relação com a fonte última da origem de todo ser.


Neste Seminário a partir dos temas abaixo você compreenderá que a Via pulchritudinis lhe fará reencontrar-se com as fontes da experiência originária que fundamentam a Teologia e a Filosofia

   

  •     A arte como via para Deus;    

  •     O homem incondicionado. Relação entre Beleza, Verdade e Liberdade;

  •     Antropologia paulina;

  •     A via da beleza como caminho de salvação;

  •    Via pulchritudinis como via de restauração humana e social;  

  •     A amizade como via de plenitude humana;     

  •     A Divina Comédia e a maturidade humana;       

  •     A relação com Deus nas várias fases da vida. Caminho de maturidade e beleza;        

  •     Pathos, kenosis e resiliência;

  •      Relação entre a via pulchritudinis e a verdade. 


Quem serão os professores do Seminário de Antropologia "Deus viu que era belo. A via pulchritudinis como caminho de restauração humana e social"?


Adriano Fabris 

Doutor em ética filosófica, é professor de Filosofia moral, filosofia da religião e de ética da comunicação na Universidade de Pisa (It); coordenador do ministério de pesquisa sobre educação à cidadania digital; dirige a revista Teoria, é membro do comitê de redação de diversas revistas italianas e estrangeiras; é professor de ética e estética filosófica na Facoltà di Teologia di Lugano, Diretor do Master online em Scienza, filosofia e teologia delle religioni (ReTe inglês), e autor de vários livros de filosofia.


Gregorio Vivaldelli

É Italiano, casado, pai de 4 filhos; Doutor em Teologia Bíblica pela Università Lateranense di Roma; professor do Studio Teologico Accademico di Trento (Italia), e desenvolve um serviço de formação bíblica a nível nacional e internacional. É um dantista, e promove ciclos de conferências nas quais faz emergir as ressonâncias teológicas e espirituais presentes na Divina Comédia. Publicou diversos livros, alguns traduzidos em espanhol, inglês, francês, polonês;  em português publicou Mulher por que choras? As perguntas de Deus na Bíblia, pelas Edições Shalom 2008.



Frade Alessandro Brustenghi

Frade Menor e artista italiano, conhecido como “o tenor de Deus”. Com grande experiência em em estudos de canto e poesia, é o primeiro religioso a ter contrato exclusivo com uma das principais gravadoras mundiais. Formado em canto lírico (2004), e em Teologia (2009) com tese sobre “Santidade, verdadeira arte e universalidade, as três características da música sacra”. Em 2012 gravou o primeiro álbum, “Voice from Assisi”; em 2013 acontece a produção de um documentário do livro “Frate Alessandro – La mia musica, la mia vita”; o segundo álbum tem como tema o Natal e recebe o título de “Voice of Joy”; em 2013 realiza o terceiro álbum intitulado “Voice of Peace”. Receu o prêmio de Personalidade europeia 2014 e o prêmio Bonifacio VII 2016, em 2016 publica “O holy night – canti natalizi”. No outono de 2016 realiza um projeto com PBS, a Orquestra de Perugia e a Cappella Musicale della Basilica di San Francesco, que resulta na gravação do DVD: Friar Alessandro: The Voice of Assisi; ainda em 2016 lança o opúsculo “Ladato Sì – la  melodia nascosta del Cantico delle creature”. Em 2019 realiza o quinto álbum, intitulado “Il paese del sole”. Ainda em 2019 publica o livro “Le note dell’anima – Origine, nature e técnica del canto spirituale”, um volume que mostra a sua experiência com o canto como caminho espiritual; em 2020 publica “La nostra voce – Storia di un dono”, uma autobiografia pelas Edições San Paulo.



Frei Bruno Varriano 

Sacerdote franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM), missionário, Guardião e Reitor da Basílica da Anunciação e do Santuário da Sagrada Família em Nazaré – Israel. É, também, professor no STJ (Instituto Teológico de Jerusalém), da Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, além de trabalhar como psicólogoclínico no Hospital Francês de Jerusalém. Graduado em Formação Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, mestre em Teologia com especialização em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, com especialização em Psicotraumatologia pela LUMSA (Libera Universidade de Roma) e pela Policlínica Gemelli de Roma. Autor do livro Na Escola de Nazaré.



Josefa Alves

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com o tema: Sofrimento e sentido no mundo contemporâneo: um diálogo entre o Homo Patiens de Viktor Frankl e a carta apostólica Salvifici Doloris de João Paulo II. Rio de Janeiro 2018. Bacharel em Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano. Autora de livros de ficção e de espiritualidade, entre eles: Mestre, o que devo fazer? Princípios da moral cristã à luz do Decálogo. Membro da Comunidade Católica Shalom e atual Coordenadora Científica do Instituto Parresia.  


Elton Alves

Doutorando e Mestre  em Teologia Bíblica pela Facoltà di Teologia di Lugano; Graduado em Teologia e Filosofia pela Facoltà di Teologia di Lugano (Suiça); Coordenador acadêmico e professor do Instituto Parresia; Missionário Shalom em Arnsberg (Alemanha).


Lisieux Rocha 

Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro do Laboratório OTIUM, filiado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR (Universidade de Fortaleza-CE/Brasil), e do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre. Diretora Acadêmica e Professora de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) - (Fortaleza-CE/Brasil). Coordenadora da Especialização em Estudos de Logoterapia e Análise Existencial da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) - (Fortaleza-CE/Brasil). Associada da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial) e membro do Grupo Gestor da ABLAE (2019-2020). Áreas temáticas de pesquisa: Logoterapia e Análise Existencial; Ócio e Temporalidades Livres; Psicologia do Desenvolvimento.

Cristina Maria Brilhante 

Doutora em Psicologia na PUC-GOIÁS, na linha de pesquisa Psicologia da Saúde; Mestre em Psicologia pela PUC-GOIÁS; Possui graduação em PSICOLOGIA pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ-PB e Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Noroeste de Minas- FINOM, em Atendimento Integral à Família, pelo Instituto Aleixo/Universidade Veiga de Almeida. O foco de seus estudos e conhecimento é voltado para Resiliência.



Danielle Cajazeiras

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2000). É especialista em Abordagem Sistêmica da Família (UNIFOR), especialista em Logoterapia (ALVEF), mestre em Psicologia (UNIFOR) e doutoranda em Ciências das Religiões (UFPB).Atualmente é psicóloga clínica, psicóloga do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto e professora na Faculdade Católica de Fortaleza. Membro da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl.




Serão 08 aulas com os melhores professores no assunto, garantindo a sua experiência com a Beleza que se revela. 


O Seminário acontecerá no dia 18 de setembro de 2021 e partir deste dia todo o conteúdo estará disponível aqui na plataforma para você acessar. Teremos um momento AO VIVO e GRATUITO com a apresentação do evento, 2 pregações do seminário e uma mesa redonda com os palestrantes, você não pode perder!


Após essa abertura, o conteúdo estará todo liberado aqui na Plataforma para você acessar pelo período referente ao plano escolhido!


Formas de pagamento:

Esse é o PLANO PREMIUM, portanto:

-Você terá acesso a todo o conteúdo por 3 MESES;

-Por apenas R$59,90 podendo ser pago no boleto, PIX ou cartão de crédito.


Fazendo a assinatura da nossa Plataforma você terá, além deste seminário, acesso a todo o conteúdo da melhor Plataforma de Conteúdo Católico Online do Brasil. 

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

O Seminário "Deus viu que era belo" é para você que deseja:


  • Resgatar a capacidade de maravilhamento diante da beleza escondida em cada coisa;
  • Ter uma relação mais profunda com Deus através da beleza da Sua criação;
  • Restaurar os fundamentos das suas relações de amizade;
  • Encher de sentido o vazio interior;
  • Ser atraído pela Beleza-Verdade-Bondade e ser capaz de reconhecer os seus sinais nas coisas simples da vida;
  • Dar uma resposta coerente ao relativismo cultural;
  • Evangelizar com novos meios e novos métodos.
Instituto Parresia
""


Elton Alves
""


Doutorando em Teologia bíblica pela Faculdade de Teologia de Lugano. Mestre em Teologia Bíblica e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lugano. Membro da Comunidade Católica Shalom em Paderborn (Alemanha) e atual Coordenador Acadêmico do Instituto Parresia.


Você poderá obter certificado com referência à carga horária descrita no Seminário. Ele é emitido automaticamente pela plataforma.

Qualquer dificuldade ou problema, estamos disponíveis para ajudar através do contato no rodapé desta página.

Conteúdo Programático

  • 1. A arte como via para Deus
  • 2. O homem incondicionado. Relação entre Beleza, Verdade e Liberdade
  • 3. Antropologia paulina
  • 4. Via pulchritudinis como via de restauração humana e social
  • 5. A amizade como via de plenitude humana
  • 6. A Divina Comédia e a maturidade humana. O que a Divina Comédia nos ensina para viver os desafios do tempo presente?
  • 7. Pathos, kenosis e resiliência
Voltar ao topo