Antropologia Teológica

  • 1307 Alunos matriculados
  • 20 Horas de duração
  • 16 Aulas
  • 4 Módulos
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

Instituto Parresia

A Escola Online de Teologia do Instituto Parresia é uma grande oportunidade para quem deseja ser introduzido em um itinerário teológico 

Santo Agostinho e Santo Anselmo nos lembram que é necessário crer para mergulhar no Mistério de Deus, mas para melhor crer é preciso conhecer, estudar, se debruçar sobre as riquezas de nossa fé - crede, ut intelligas - "creia para que possa entender”; intellego ut credam - Penso para que possa crer" (SANTO ANSELMO, Proslogion, 1 ; SANTO AGOSTINHO, Tract. Ev. Jo., 29.6)

A escola de Teologia do Instituto Parresia propõe um conhecimento teológico sólido e fundamentado na Tradição Viva da Igreja, em formato EaD, no qual o aluno também encontrará canais para tirar as suas dúvidas diretamente com os professores, seja através das aulas síncronas (ao vivo), que acontecem bimestralmente, seja através dos fóruns de discussão. 

Esta é uma excelente oportunidade para crescer no conhecimento da fé, aprofundar as raízes, amar e servir a Deus.

O percurso é formado por módulos, nos quais estudaremos os tratados dogmáticos, isto é, mergulharemos no coração da nossa fé: Introdução à Teologia, Cristologia, Deus Uno e Trino, Antropologia Teológica, Mariologia, e os demais temas ligados à teologia dogmática.

Cada módulo terá a duração de quatro meses, dividido mensalmente em blocos, que constituem quatro principais capítulos do desenvolvimento de cada tratado. Como complemento, para o aprofundamento do aluno, são oferecidos textos complementares, conforme tabela abaixo.

 

 


Para enriquecer o nosso percurso, serão indicadas bibliografias e textos magisteriais fundamentais. Ao todo, cada módulo somará, ao menos, 8h/aula.

Aguardamos você!


PROFESSORES:

Elton Alves 

Doutorando em Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano. Mestre em Teologia Bíblica com o tema da dissertação:  "O valor de «εἰρήνη» («eirene») no IV Evangelho à luz do «שָׁלוֹם» («shalom») veterotestamentário" e Bacharel em Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano. Membro da Comunidade Católica Shalom em Paderborn (Alemanha) e atual Coordenador Acadêmico do Instituto Parresia. 

 



Pe. Edinardo de Oliveira

Mestrando em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lugano e em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Missionário da Comunidade Católica Shalom desde 2006, é autor de alguns livros publicados pelas Edições Shalom, como "A Paz e a espada", sobre o combate espiritual, "Meditações para a Semana Santa" do ano de 2019 e co-autor do estudo bíblico "Regenerados pela Palavra", sobre as cartas católicas, de 2020. 

 



Josefa Alves - Coordenadora da Escola Online de Teologia

Doutoranda em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Antropologia Teológica com o tema: Sofrimento e sentido no mundo contemporâneo: um diálogo entre o Homo Patiens de Viktor Frankl e a carta apostólica Salvifici Doloris de João Paulo II. Rio de Janeiro 2018. Bacharel em Filosofia e Teologia pela Facoltà di Teologia di Lugano. Autora de livros de ficção e de espiritualidade, entre eles: Mestre, o que devo fazer? Princípios da moral cristã à luz do Decálogo. Membro da Comunidade Católica Shalom e atual Coordenadora Científica do Instituto Parresia.




Andréia Gripp

Doutora em Teologia Sistemático-Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com o tese "Infopastoral: diálogo entre fé e cultura digital. Uma análise a partir de documentos do Magistério da Igreja" (Rio de Janeiro - 2022). É jornalista e professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio, no setor de Cultura Religiosa. É membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB (GRECOM).



Andreza Henriqueta dos Santos Alves

Membro da Comunidade Católica Shalom há 19 anos, casada. Cursou Ciências Biológicas e realizou pesquisas nas áreas de Entomologia e de Genética de Microorganismos. Cursou Filosofia e Teologia na FTL (Faculdade de Teologia de Lugano, Suiça) e é Mestranda, pela mesma Faculdade, na área de Teologia Moral.


Nenhuma descrição cadastrada.
Instituto Parresia
""


Josefa Alves
""


Doutoranda e Mestre em Teologia sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio). Bacharel em Teologia pela Faculdade deTeologia de Lugano. Autora de livros de ficção e de espiritualidade, entre eles: Mestre, o que devo fazer? Princípios da moral cristã à luz do Decálogo. Membro da Comunidade Católica Shalom e atual Coordenadora Científica do Instituto Parresia.


Elton Alves
""


Doutorando em Teologia bíblica pela Faculdade de Teologia de Lugano. Mestre em Teologia Bíblica e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lugano. Membro da Comunidade Católica Shalom em Paderborn (Alemanha) e atual Coordenador Acadêmico do Instituto Parresia.


Andreza Henriqueta dos Santos Alves
""

       

Conteúdo Programático

  • 1. Visão do ser humano na filosofia antiga e conceito de pessoa no medievo
  • 2. Eros, philia, ágape: a arquitetura do amor humano e divino
  • 3. Livre arbítrio e determinismo
  • 4. A questão do mal
  • 1. Visão bíblica do ser humano: AT
  • 2. Visão bíblica do ser humano: NT
  • 3. Antropologia patrística. O homem Capax Dei
  • 4. O homem pecador e a justificação
  • 1. Os principais modelos antropológicos da idade moderna até sec XX e sua relevância para o pensamento teológico
  • 2. A antropologia do Vaticano II
  • 3. Organismo espiritual e a destinação do homem
  • 4. A antropologia de Bento XVI
  • 1. Humano, Transumano e Pós-humano
  • 2. Feminismo: história e desafios - Aula 1
  • 3. Feminismo: história e desafios - Aula 2
  • 4. Gênero e identidade católica
Voltar ao topo